quinta-feira, 8 de julho de 2010

Célula de Convivênica Ministrada por Mike: testemunho de entrega em Cristo Jesus



Mike é pastor da Igreja Sal da Terra em Bolton (Salt Church, Inglaterra). Ele nos agraciou com uma palavra maravilhosa em nossa célula de convivência, que ocorreu no dia 07-07-10, na casa do Pastor Gilberto e da Pastora Kellen. Essa célula foi ainda mais especial pois foram enviados para a célula hoje direcionada pelo Cristiano e Irina, Cassio e Karen, Francis e Salete os nossos queridos irmãos e amigos Paulo Henrique e Michele, Henrique e Lisiane, Marcelo e Fernanda. Vamos sentir saudades, mas certos de que lançamos nossa melhor semente.

O texto abaixo é uma tentativa de transcrição das palavras do Pastor Mike. Infelizmente nem tudo foi digitado, mas a tentativa era colocar seu testemunho na íntegra. Assim, o texto estará em primeira pessoa.
Que o espírito de Deus toque seu coração, e o transforme com esse testemunho tremendo de vida e oferta. Que a alegria reine em sua semana.

Muitas pessoas têm a opinião que quando você é um pastor você alcançou um nível bom na vida. Mas estamos aqui para servir e não para sermos servidos. Então imagine um triângulo, de cabeça pra baixo. O pastor vai estar na base. Nós temos que dar tudo. Eu quero focar nessa noite o custo, não só de ser pastor, mas o custo de seguir Jesus cristo. Amem?
Pra começar darei um resumo da minha vida e a razão que vou fazer isso não é para falar que minha vida foi difícil ou muito dura, mas tentar apenas dar uma explicação de como eu vim a ser o homem que eu sou.
Quando eu era um pequeno menino, 5 anos, meu pai e mãe tinham um relcacionamento bastante violento. Uma noite meu pai bateu muito na minha mãe e na outra manhã ela saiu com meus dois irmãos. Então, eu fui deixado em casa com meu pai violento e dois irmãos mais velhos. Minha infância foi extremanemente violenta. Não só pelo meu pai, mas as crianças aprendem pela violência. Se você a vive, você aprende. E minha infância foi de violência com outras pessoas. Temos uma reputação negativa de onde viemos. Éramos muito pobres, e quando vejo pobreza no Brasil, não a miserável de morar em barracos, mas quando vou em lugares como Shopping Park eu realmente entendo o que é morar dia após dia, o que vai ter na mesa pra comer. Eu sei o que é não ter televisão, eu sei o que é ter que compartilhar cama, pois isso era minha vida. As pessoas deixavam roupas, comida na porta da minha casa, e desde a idade de 6 anos eu era muito bom em entrar na casa das pessoas. Na Inglaterra as pessoas tem caixinhas nas casas, onde colocam dinheiro para eletricidade, gás. E eu sempre garantia que eu ia roubar dinheiro quando entrava nas casas, porque eu era muito pequeno e muito bom no que eu fazia. E até os 11, 12 anos minha vida foi gasta roubando. Eu nunca falei para o meu pai que eu apanhei de alguém, porque ele me bateria e ele me colocaria na rua de novo para bater na pessoa. Eu segui esse estilo de vida e conforme fui ficando mais velho outras coisas entram no círculo, tais como: fumar, beber...entrei em outras coisas. Mais ou menos com 16 anos eu era praticamente um viciado em drogas. Comecei a trabalhar, tinha um bom emprego, ganhava um bom dinheiro e quanto mais dinheiro eu ganhava mais liberdade eu tinha para drogas e cervejas. Durante mais ou menos uns 8 anos eu bebia tudo que podia. Na Inglaterra temos cerveja em um copo grande de mais ou menos meio litro e eu bebia mais ou menos de 12 a 16 desses. Fumava maconha no limite que eu podia. Claro que para manter os níveis de energia alto a gente ingeria anfetaminas, cocaína. Fiz isso durante vários anos, até ter 23, 24 anos. Eu era muito gordo, inchado. Meu corpo parou, desistiu. Um dia, em um hospital, o médico me perguntou se eu gostava do meu estilo de vida e eu disse que eu amava, que era só festa, festa, festa. O medico disse "Bom. Então desfrute da sua vida, pois você tem só 6 meses dela. Ou você para com as drogas e com a bebida ou você vai morrer".
Com 24 anos, escutar que se você continuar a beber e usar drogas você vai morrer...

Imagina uma esponja, que se você coloca na água e a levanta ela fica tão pesada que cai. Isso era meu corpo. Então eu decidi que queria viver. Uma decisão difícil. Dois ou três dias depois eu fui pra casa do hospital. "Ok. Parar as drogas, parar tudo". E realmente foi uma coisa muito difícil de fazer. Na Inglaterra a palavra que você usa é "gasping", sem fôlego, deseperado por um cigarro, desesperado por uma cerveja. Para combater a abstinência eu comecei a correr. E na primeira manhã eu corri meio quilômentro de ida e meio de volta. Eu estava quase morrendo. E no próximo dia eu estava na minha cama e falei que não dava. Mas decidi fazer de novo. E minha mente estava tão determinada para isso, mas minhas pernas não mexiam. Alguém já fez exercícios depois de não fazer nada por um tempo suas pernas não obedecem? Então eu corri meio quilômetro de ida e meio quilômetro de volta. 22 minutos. Dava pra eu andar mais rápido, mas eu estava determinado.

Então durante um período de tempo minha corrida melhorou, eu perdi 1/3 do peso e o resultado final foi que eu corri a maratona de Londres em 2 horas e 30 minutos. Eu corria uma milha em 4 minutos e 9 segundos. Não estou contando vantagem do que fiz, eu sou orgulhoso do que fiz. Mas levou muito sacrifício e determinação. O passo mais dificl é o primeiro, decidir se você quer mudar sua vida. Viver ou morrer. A única certeza que Deus dá pra gente é que vamos morrer. A não ser que tenhamos a bênção de estar aqui quando Jesus voltar. Mas todos aqui sabemos que vamos morrer e não poderemos estar tristes, porque quando morrermos estaremos juntos do Pai na vida eterna. Como não podemos estar felizes?
Mas tem um custo, tem uma escolha entre seguir a Deus e seguir os caminhos do mundo.

Lucas 14:25-33

Muitas pessoas pensam que ir a igreja no domingo, ir para grupos caseiros, café da manhã, trazer os seus amigos pra jantar...essas pessoas pensam que é isso ser um seguidor de Cristo. Mas para ser um seguidor de Cristo você tem que estar preparado para abrir mão de tudo, de todas as coisas na vida que te dão prazer, mais prazer do que deveria ser. Para muitas pessoas prazer é ser viciado em futebol. Quando eu era viciado em drogas eu pensava que a minha vida era ótima, eu desfrutava de tudo o que vinha com aquela vida social, e as amizades que eu tinha tinham muito mais compromisso do que as que eu achei na igreja, porque quando você está naquele círculo social, todos cuidam uns dos outros. Se uma pessoa está sofrendo seus amigos estão lá. Se você não tem dinheiro para comprar drogas seus amigos compram pra você. Você sempre tem lugar para dormir, mesmo que seja um beco, um banco no parque, na porta de um shopping. Você sempre tem um lugar para pôr sua cabeça. Eu não sabia o que era estar sozinho. Eu sempre tinha pessoas comigos. Quando eu desisti desse amigos e da minha vida social, eu estava sozinho. Eu não tinha essas pessoas para voltar pra elas. Se eu voltasse para aquela vida social a tentação seria só um cigarro, só uma cervejinha e eu morreria. Demorou 8 anos para eu secar. Oito anos de inferno. Dentro desse 8 anos eu casei, separei, quase fiquei desempregado. Um dia eu peguei minha bíblia, e eu realmente comecei a ficar desrespeitoso com Deus. Eu estava xingando e gritando. Peguei minha bíblia e atirei contra a janela e falei pra Deus: "isso é o melhor que você pode me dar?? É realmente isso que é ser um seguidor de Cristo?? Porque se for, eu não quero isso mais". E eu falei pra Deus: "Você tem uma hora. E em uma hora se eu não ouvir sua voz eu nunca mais vou ler minha bíblia. Eu vou queimá-la".

Dentro de 20 mintos eu recebi uma ligação e me ofereceram outro emprego, e as coisas começaram a melhorar significamentente. Para mim isso era Deus claramente falando. Aí eu vim ao Brasil pela primeira vez. Conheci o Gilberto, fiquei em sua casa com o Steve e vim para uma igreja chamada karaíba. Eu estava orando e ouvi uma voz clara como a minha: "Mike, eu estou chamando você para ser pastor". E eu disse que ele estava chamando o cara errado, pois eu estava construindo minha carreria, havia acabado de conhecer minha esposa e acabado de pôr o pé no chão, começar sozinho, ter minha casa. Deus disse "Não. Eu te chamei para ser pastor". E por duas horas eu fiquei em pé no estacionamento do Karaíba. E eu gritava, gritava, e Steve disse que eu tinha que escutar e ser obediente a Deus. Viemos para o Gilberto e tomamos um chá, pois na Inglaterra todo problema desaparece com um chá. Naquele dia eu segui o chamado que Deu colocou no meu coração.

Mas irmãos e irmãs, o custo é enorme. Você tem que estar disposto a sacrificar tudo para ser um seguidor de Cristo. Você pode ir em todas as reuniões de igreja que você quiser, em todos os estudos bíblicos, você pode ser bonzinho, mas ao menos que você tenha Cristo em sua vida, q você esteja preparado para ouvir (não importa o custo), você não vai estar sendo obediente à Ele. Cristo nunca pede para você fazer algo que não consiga alcançar. Nunca. Mas às vezes tem um sacrifício, que pode ser um domingo a tarde, você não assiste a final da copa, ao invés de comprar um carro novo você abençoa pessoas com dinheiro. Muitos sacrifícios, mas as recompensas são fantásticas. Na inglarerra temos um ditado que quando você morre você está igual. Você pode ter 100 milhões de euros ou morar na rua. Quando morrer você leva o mesmo com você. Então não pense que você tem que colocar tanto dinheiro no banco, fazer isso ou aquilo, porque quando você morrer, Deus olha pra você e você vai ser julgado pelo o que fizer nessa vida. Ele vai falar "oi, entra, essa é sua casa". Ou ele vai falar "quem é você? eu não te conheço". Seja obediente, porque quando você morrer você garante o paraíso, a eternidade.

Há pessoas aqui hoje a noite que ainda não deram esse passo final, que ainda não vieram a se realizar. Quando a gente terminar iremos orar juntos. Algumas pessoas aqui realmente precisam abrir seus corações para si, para os outros, porque somos uma família. E como uma família vocês não passam fome, vocês não passam frio, vocês não deixam o mundo destruir vocês, porque vocês são maiores que o mundo. Porque vocês são abençoados para serem benções, nós somos abençoados. Minha oração é que nós cresçamos juntos em nossos relacionamentos e um dia quando estivermos no céu, juntos, eu não vou precisar de um intérprete, por que estaremos todos juntos, em um só acorde.

Nenhum comentário: