terça-feira, 29 de junho de 2010

Uma nova consciência de onde vim e para o que sou


A palavra de Deus diz que muitas vezes nós nos equivocamos por falta de ENTENDIMENTO. Devemos conhecer da palavra para caminharmos sem equívocos.

Hebreus 11:8 "Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia".
Deus fala para Abraão sair do lugar em que estava e ir para um lugar, que Deus ainda ia mostrar. Abraão creu em Deus e Deus lhe deu a terra prometida. Pela fé ele foi para esse lugar. Mas Abraão viveu em terra prometida como se fosse peregrino (alguém que estivesse de passagem). Ainda que fosse uma terra prometida ele viveu lá como se fosse terra estranha. Isso por que Abraão entendia que estava de passagem por ali, pois esperava um outro lugar "porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e o edificador"(10).

14. "Por que os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria", uma marca é a evidência todas as pessoas que criam na palavra buscavam outro lugar, por mais que estivessem no lugar que Deus havia prometido. Sempre esperavam uma pátria melhor: a celestial. "Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade"(16).
Uma marca forte na questão da fé é eles não pensarem no lugar de onde saíram. Por mais que tenham saído de um lugar e ido para outro eles não pensavam de onde saíam, senão eles teriam a possibilidade de voltar.

NÃO SE GANHA NADA E NÃO SE AVANÇA PARA LUGAR NENHUM SE VOCÊ ACREDITA QUE TEM OPORTUNIDADE DE VOLTAR.

João 17.6: "Manifestei o teu nome aos homens que me deste mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra".
Jesus fala que chegou no mundo e Deus tirou alguns do mundo e os deu para Jesus, que transmitiu a palavra à eles, e eles a aceitaram. Jesus diz ainda que roga por eles: "É por eles que eu rogo, não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus"(9)

Deus amou o mundo te tal maneira que Ele nos entregou Seu filho para nos dar vida. Ele é o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, os pecados estão perdoados. GRAÇA, PERDÃO, FOI OFERECIDO A TODOS. Jesus diz que ora para aqueles dentre os do mundo que Deus deu. Áqueles que ouviram a palavra e creram. JESUS FALA ÀQUELES QUE CRERAM.
Eles não são do mundo mas ainda estão no mundo. Fomos tirados do que é separado para Deus, mas ainda estamos aqui. Cristo é de onde? Do céu, e foi enviado por Deus ao mundo para salvar o mundo de seus pecados. Deus separou alguns do mundo para estar com Ele. Assim, nós estamos no mundo, vivemos no mundo, mas não somos daqui. Estou habitando um lugar que não é meu pra sempre, como Abraão falou ao estar habitando uma terra estranha, sem alicerces e sem fundamentos. Deus está nos tirando do mundo para nos levar para uma pátria celestial. Por que Deus não nos leva logo? O que estamos fazendo aqui? Muitas vezes entendemos que Deus vem, nos salva e nos livra. Mas Deus nos deu um objetivo, um propósito ao sermos enviados à esse mundo.

Se eu não sou do mundo eu não estou debaixo da autoridade deste mundo. "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados"(Cl 1:13-14). Eu preciso entender que mesmo estando no mesmo lugar eu tive uma transferência de domínio. No mundo existem certas autoridades que nos esvaziam no dinheiro, no status, é a autoridade de um ditador onde ficamos presos: Ou fazemos o que está sendo dito ou estamos perdidos. Só que isso é o império das trevas, o diabo traz isso para nos colocar peso.

Jesus nos resgatou do império das trevas para nos trazer para o Filho do seu amor. Estamos agora debaixo da autoridade do filho de Deus. Não existe doutrina, domínio, nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo. Não tem mais como voltar a ser escravo. Não tem mais como voltar à ordem deste mundo, onde as conquistas sao com o suor do seu rosto, você é quem defende o seu. Estamos livres dessa consciência. Éramos escravos da lei de causa e efeito e isso foi quebrado em Jesus Cristo ("Ele nos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência" - Ef 2). Não precisamos andar ansiosos por coisa alguma. Nosso objetivo é algo superior a comprar casa, construir bens. E quanto mais eu acredito nisso, mais Deus me abençoa. "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12). Não precisamos nos conformar com esse mundo. Não temos que tomar a forma desse mundo. "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo"(1Joao 15). Na ótica do mundo Cristo foi um fracassado, por que entregar a vida não é algo que está na ótica deste mundo. A palavra de Deus fala para termos bom ânimo, por que Cristo venceu este mundo e o que vence este mundo é a nossa fé. Sabemos que estamos de passagem, então devemos buscar o porque estamos aqui. Não somos daqui, temos outra pátria, outro lugar, outra origem. Estamos aqui para sermos como Cristo.

Cl 3:1-2 "Portanto, se fostes ressucitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra".
No que temos colocado nossa mente? Nossa esperança, tudo se resolve no que temos juntado nessa vida ou no que estamos pensando nas coisas do alto? Nossa vida é Cristo, devemos largar tudo o que é próprio deste mundo. Sairmos do lugar antigo, abençoarmos a quem nos persegue, falarmos com mansidão. Devemos nos revestir de compaixão, pacieência, perdoarmos às pessoas pelo o que acontece.

Nesse mundo de Cristo o que nos liga é o amor e não o dinheiro. É o que entrega e não o que toma. É a paz de Cristo quem julgará nosso coração: perdoar as ofensas, derrubar toda a parede de separação.
Muita gente anda separando, irando, e dizendo que está sentindo paz no coração, mesmo indo contra a palavra de Deus. Você deve conhecer da palavra para viver de verdade o que causa a verdadeira paz de Cristo. Deus fala que quem segue o seu coração está seguindo algo tremendamente enganoso. Deixe a paz de Cristo arbitrar no seu coração e julgar as intenções do seu coração. Que a palavra de Cristo habite vocês. É na paz celestial que começamos a repartir a palavra. Habite ricamente a palavra de Cristo, onde nos preocupamos, nos importamos, nos aconselhamos, nos ensinamos, exortamos uns aos outros e sejamos agradecidos de tudo.

TUDO O QUE FIZER, SEJA EM PALAVRA OU AÇÃO, FAÇA EM NOME DO SENHOR JESUS. Diferença de atitude e de postura ao ser tirado e transportado para o reino. Precisamos ser renovados em nosso entendimento. Não é mais um império de olhar pra baixo, de ser privado. É um Reino onde levantamos, onde estimulamos. TODAS AS COISAS JÁ FORAM RESOLVIDAS POR CRISTO, E EU SÓ ESTOU NESSE MUNDO PARA CONVERTER AS PESSOAS QUE AINDA NÃO FORAM ALCANÇADAS, AS QUE NÃO OUVIRARAM.

Deus quer renovar o nosso modo de pensar. Devemos ter uma vida autêntica com o bem.

Palavra ministrada pelo Pastor Vivaldo, no Culto de Domingo (27-06-2010) - Igreja Sal da Terra Vigilato.