quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Meditando nossa vida com Deus


Sabemos que existem vários meios de sermos edificados. A fé vem pelo ouvir e pelo ouvir a palavra de Deus. Mas não adianta só irmos aos cultos. Assim como não adianta apenas ouvirmos uma música ou assistirmos a um programa. Tudo em nossa vida é um conjunto de práticas que precisam ser feitas. E essas práticas fazem com que cresçamos e amadureçamos. O simples fato de nos reunirmos às terças-feiras não completa o processo que Deus começou a fazer em nossas vidas. E muitas vezes a gente se detêm, e eu nem falo que seja preguiça, mas é uma falta de hábito e de prioridade.

Percebemos que vamos priorizando algumas coisas e deixamos outras. Por sermos corpo, alma e espírito priorizamos as coisas que são naturais, as coisas da carne. Temos uma tendência a priorizarmos as coisas que são urgentes e não com as que são importantes. Urgente é ir ao trabalho, atender um celular, é tudo que são tarefas, afazeres, que faz parte de nosso cotidiano, o que fazemos como uma rotina. As coisas importantes geralmente são planejamento, relacionamento, nós vamos deixando pra trás. Muitas vezes convivemos com os filhos, com a esposa, mas não gastamos tempo em relacionar com eles. Convivemos, mas essa convivência não reflete um tempo de amizade e de carinho. Tem marido e mulher que vivem juntos a 20 anos, mas não vivem a importância do relacionamento.

Dentro disso, vamos meditar nossa vida diária com Deus, que é o nosso devocional, nossa parte com Deus. Algumas coisas só nós podemos fazer, em nossa individualidade. Temos um chamado individual e, por isso, devemos ter a nossa particularidade com Deus. Jesus, em vários episódios na bíblia, andava no meio do povo, tinha um sermão para as pessoas, mas Ele também se afastava, ia ao monte, passava a noite as vezes orando à Deus. Jesus era aquele que se deslocava, se isolava em determinado momento para ter intimidade com Deus. Em nossa vida raramente conseguimos ter esse momento. Às vezes não temos um canto da nossa casa onde podemos nos isolar, abrir a bíblia, meditar. Esse crescimento depende da gente. Somos nós que vamos buscar a Deus e não tem como fazer isso no coletivo. Sou eu com Deus. Abaixo algumas passagens que ilustram está sendo falado:

Salmo 1: 1-3 – "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.".
O homem bem-aventurado é esse homem que tem valores e princípios em Deus. O sucesso dele está por ele ser aquele que medita nessa palavra, e por isso ele será bem sucedido, e tudo que ele fizer prosperará. Precisamos meditar, de dia e de noite. Precisamos nos dar a leitura. Se não enchermos nossa mente com as coisas que são do alto, pensaremos em coisas que são desse mundo, da carne. E então vem a ansiedade, as aflições. Por que você está ansioso? Por que você não busca o reino de Deus em primeiro lugar, por que se você buscasse todas as coisas o seriam acrescentadas. A pessoa que medita tem a sua consciência transformada. Não é o simples fato de ler, mas ler e gerar uma reflexão.

Josué 1: 7-8 "Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido".
O homem bem-sucedido não é o homem que não tem problema. Josué, logo depois dessa palavra, passou por vários desafios. O homem bem-sucedido é o homem que, acima de tudo, tem paz, mesmo diante de guerras. Por que, na verdade, paz não é ausência de guerra, mas é um estado de espírito que Deus te dá. Muitas vezes o homem está guerreando, mas tem paz em Deus.


Hebreus 5: 13-14 "Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal".
Enquanto a pessoa é criança ela bebe leite. O alimento é a palavra. Vai chegar um momento em sua vida que você vai precisar experimentar algo mais sólido. Todos nós, quando começamos a caminhar, somos um bebê. Por isso, muitas vezes temos crises, duvidamos de várias coisas. A comida não pode ser sólida, pois ele não está preparado pra isso mas, à medida que vai crescendo na fé, ele vai experimentando outras coisas, precisando de outros alimentos.

Joao 6: 35 " Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede"
A palavra de Deus é o nosso alimento e precisa ser meditada, comida. Somos físico, alma e espírito. Comemos por que estamos com fome, bebemos pois temos sede. O nosso espírito tem fome. Nosso espírito estava mortificado e, a partir do momento em que cremos em Cristo, nosso espírito foi vivificado e, por isso, tem fome e precisa se fortalecer. Quando as pessoas recuam, desistem, na verdade estão enfraquecidas espiritualmente, precisando de ajuda para se alimentar. Não tem como a gente comer por alguém, não tem jeito. Temos que ajudá-las, ensiná-las a buscar a Deus e se alimentar de Deus.

Entretanto, acontece muito de existir um ministro religioso que, ao invés de trazer libertação para a vida das pessoas, as escraviza e subjuga a depender dele. Muitos ministérios, pregam que apenas no tempo da igreja as coisas funcionam, que é ali que está o poder de Deus. Isso é uma forma de escravidão e as pessoas ficam cativas a essa palavra. Temos que ensinar as pessoas que elas podem ser curadas em qualquer lugar, ela e Deus, se ela tiver fé. Por que essas pessoas tem que estar em um lugar especial, diante de alguém especial, para fazer uma oração especial? Isso é jugo, uma forma de dominação.

2 Co 13:13 "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós".
Nesse trecho fala-se de três pessoas, que tem personalidades individuais mas são a essência de uma só pessoa: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. O Pai, a identidade de Deus, é o amor do Pai. Deus é amor.
A identidade do filho é a graça. Foi por Ele que fomos salvos, foi a graça de Cristo que nos salvou. Jesus teve uma função, de transmitir essa graça, para transferir o amor do Pai.
A identidade do Espírito Santo é comunhão. É esse derramar sobre nós.
Esse espírito de Deus é transmitido e vivido através da comunhão com o Pai, que é amor, com o Filho que é a graça, através dos irmãos. Por isso não tem como a pessoa que é sozinha viver e conhecer a Deus. Isso não existe. Isso foi algo equivocado da igreja antigamente, de achar que santidade é isso, da pessoa se isolar para se santificar. A tradução de santificar é separado para um propósito. A única forma da gente manifestar a Deus é estando no meio de pessoas. Por isso pegamos no pé da pessoa para ela não se isolar, não deixar de ter comunhão, de ir à igreja, por que o isolamento mata as pessoas. Todos somos interdependentes um dos outros, quem não vê isso é por que ainda não entendeu, vive no seu orgulho e acha que não precsa de ninguém. Mas entendemos que em Deus precisamos uns dos outros. É dessa forma que é manifestado o reino de Deus. Não tem como vivermos igreja, o corpo, sem que, contudo, a gente não tenha comunhão. E essa comunhão é celebração aos domingos, comunhão na célula, aniversário no sábado. Em Provérbios 6: 16-19 fala que 6 coisas o senhor detesta: o olhar altivo, a lingua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, pessoa que engana, que é orgulhosa. Mas a sétima coisa o senhor abomina, que é aquele que separa os irmãos e amigos íntimos. Quem faz isso é satanás, com o propósito de quebrar relacionamentos. Todo tipo de fofoca e maledicência é como um câncer no corpo, pois é uma agressão contra o corpo de Cristo, a igreja. Se eu tenho um problema com alguém eu devo ser maduro o suficiente para chegar nesse alguém e conversar. Mas, geralmente, eu tenho um problema com a pessoa, converso com outra, o que vira um fermento contra a vida da pessoa e a minha própria. Isso é uma doença no meio do corpo.
Existem alguns elementos que fazem com que na verdade a gente tenha comunhão e relacionamento com essas pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Como o carboidrato tem um papel, a proteína tem um papel....a pessoa que se alimenta bem, que come todas as coias de maneira equilibrada não precisa de suplemento nenhum. Se uma pessoa faz um tipo de exercício, queima em excesso ele precisa compensar, mas como uma forma complementar. Na nossa vida com Deus precisamos disso também. Precisamos ter a palavra, a oração, o jejum, a meditação, o relacionamento. Por exemplo, se você achar que só lendo a bíblia vai resolver não vai, por que a bíblia é um livro, é letra, mas o espírito vivifica. Precisamos do espírito para textificar em nosso coração que o que se lê é verdade. Se lermos apenas na razão não cremos, por que o espírito ainda não vivificou aquela palavra na pessoa e, por isso, ela precisa orar para que seu coração seja transformado.

Oramos para mudar a Deus? Por que pedimos coisas? Deus não muda. Oramos e pedimos para que sejam conhecidas nossas petições e súplicas. Oramos a Deus para nos mudar. Tem muita gente insatisfeita com Deus por que ele está orando e tentando convencer a Deus a mudar, falando a Deus qual vai ser a solução. Pensamos que a gente dá idéia pra Deus e, assim, não recebemos nada. Mas nos esquecemos que é Deus que nos guia. A nossa oração é para que tenhamos o coração transformado por Ele
Devemos pedir para nós o que seja plano de Deus para nossa vida. Oramos para nos relacionar com Deus. O propósito de orar é para que a gente se humilhe, a gente se quebrante, a gente entenda esse papel em nossa vida. Com Deus já está tudo resolvido. Precisamos aprender a descansar. Quando eu peço pão ele me dá pão, e temos que confiar nisso.


Muitas vezes somos muito terrenos, mas o plano de Deus não é puramente o físico, mas é todo o contexto. Deus permite que o cara fique doente no físico para tratar a família inteira, pois assim todos são alcançados.
Se Deus é bom por que ele permite coisa ruim?? Para manifestar a Sua glória, por que a glória de Deus é manifestada dessa forma, onde nós, entendendo isso, nos quebrantamos e estamos dispostos a cuidar dessa pessoa enferma. Assim se manifesta a glória e a justiça de Deus. Muitas vezes o ser humano quer resolver o problema do outro, mas é por que ele se incomoda e não por que ele se compadece do outro.
Por isso somos contra o aborto, por que na verdade quem dá a vida é Deus, e se Deus permitiu que mesmo por fruto de estupro uma mulher engravidasse, alguém tem que amar essa criança, pois essa criança não desejou vir dessa forma, mas deve ter direito de ser amada. Quem vai falar por essa criança? Somos nós.
Tem muita gente dentro de igreja, freqüentando igreja, e não tem nenhuma visão para o evangelho. E tem muita gente que não freqüenta igreja, mas tem todos os valores cristãos.

Palavra ministrada pelo Pastor Gilberto, na casa do Conde e da Beth, no dia 28 de Setembro de 2010.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Oração

Queridos irmãos graça e paz, a Bíblia nos ensina a interceder uns pelos outros e em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os nossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.
Gostaria de estar meditando nesses versículos pois a única forma de não nos debatermos, questionarmos, indagarmos é tendo paz diante de Deus através de uma vida na presença de Jesus. Por mais que algumas situações nos pareçam ser impossíveis ou nos sentimos impotentes, nossa esperança sempre vai ser no fato que CRISTO é aquele que GUARDA o nosso coração e mentes não nos deixando ansiosos ou desesperados.
Estamos lutando, vencendo e adquirindo uma coroa de glória diante do Pai. Gostaríamos que algumas coisas fossem diferente, mas bem sabemos que mesmo que alguns caminhos são extremamente desafiadores, foi ELE quem escolheu esse caminho a nós, e com certeza nunca nos desamparará, pois somos seus FILHOS, somos feitos a sua imagem e semelhança, não há nada que Deus propôs para nós passarmos sem que contudo Ele viveu e experimentou primeiro. Deus te abençoe!

Por favor esteja orando e intercedendo pela vida da nossa irmã TATIANA irmã da ARIANE, ela está internada no hospital Santa Catarina e está com Leucemia, precisando de um doador de medula, tem sido momento bastante desafiador para toda sua família.

Mensagem enviada por e-mail, pelo Pastor Gilberto Marquez, na data de 15 de Setembro de 2010.