quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como você tem se apresentado à Deus?


Lucas 18

A palavra de Deus diz que não somos capazes de julgar ninguém, nem nós mesmos. Quem julga é Deus, quem conhece intimamente nosso coração é Deus. Ele é quem vai nos julgar. Se pensamos que Deus não vai nos julgar, vivemos em uma graça equivocada. Viver na graça não é viver de uma maneira leviana, sem temor, sem irreverência. Na graça é o espírito que nos convence. Devemos meditar a respeito do significado, do propósito pelo qual temos vivido nossa vida. Fazer uma avaliação da nossa vida, do nosso coração, e pedir para Deus testificar. Deus é aquele que, com gemidos inexprimíveis testifica em nosso coração que somos filhos. Então a nossa convicção, a certeza de quem somos, não vem de nós, ela vem de Deus. Por isso a bíblia fala que não podemos fazer juízo de nós mais do que somos. Não vos enganeis: aquilo que o homem plantar, colherá. Se plantar na carne, colherá corrupção; se plantar no espírito colherá virtude.

Esta não é uma palavra de condenação, mas é preciso que façamos uma avaliação de nossa vida tão sincera ao ponto de nos constranger, nos entristecer, nos abalar, nos fazer refletir. Como está nossa vida, nossos testemunhos, nossas palavras, nosso coração, nossos sentimentos? Na verdade, amados, uma coisa que precisamos sempre refletir e meditar é se eu estou melhorando. E não estou falando de uma melhora física: não é ganhar mais, trocar de emprego, ter saúde, ter todas as coisas que minha alma anseia. Jesus caminhou p uma vida melhor a medida que ele caminhou pra cruz. Vida melhor ainda que eu esteja desempregado, doente, fraco. Que haja paz no meu coração, haja testificação de Deus que minha vida está melhorando. Não adiantar ter uma vida aparente, de máscaras, na qual você mostra para as pessoas que aparentemente você está bem e feliz. O que importa é o que Deus acha de você, e não o que os outros acham. Muitas vezes não vamos estar bem com nós mesmos, por que a nossa luta vai ser contra nossa carne. Por isso, o que importa é o que Deus está esperando de nós como transformação de vida. Paulo disse que aquilo que ele lutava para não querer foi o que ele buscou, pois sabia que era o melhor para sua vida.

Lucas 18 9:14

Aquele homem, mesmo sendo um homem correto, que seguia os mandamentos, era um homem que se exaltava, que acreditava ser merecedor do reconhecimento de Deus. E não é isso o que Deus quer, Deus quer que sejamos humildes. O homem que se dizia o correto e o seguidor da palavra de Deus orou, mas colocou o outro em questão, o julgou. O texto termina falando sobre como não devemos julgar o outro, devemos ser humildes para ter o reconhecimento de Deus.

Versículo 9: “Jesus disse essa parábola, para que alguns que confiavam em si mesmo, crendo que eram justos e desprezavam os outros”. Jesus em certo sentido está trazendo uma receita: quando formos nos apresentarmos em Deus, para Deus, nós apresentamos a nossa vida. A vida dos outros é Ele quem vai julgar. Prestamos conta dos nossos atos e não dos atos dos outros. Jesus chama a atenção para aqueles que confiavam em si mesmos para fazer avaliações. O espírito de Deus é quem testifica em nossos corações que somos filhos, que somos salvos.
No Antigo Testamento a leis eram duras, e se fizéssemos algo que desagradasse a Deus, nós tínhamos que pagar. O pecado e o erro eram pagos, e tinham que requerer sangue, havia um castigo: olho por olho, dente por dente. Aquele que cometeu o pecado era passível de condenação e morte. Deus sabia que o homem era assim, e todo ano o homem se apresentava diante Deus para trazer a oferta do seu pagamento (um boi, uma rolinha), e todo ano a sua consciênc ia o incomodava pelos seus atos. Agora, através do sacrifício de Cristo que foi eficaz, que só morreu uma vez, e por TODOS os nossos pecados, por que cremos em Cristo sabemos que todos os nossos pecados foram perdoados, e eu tenho consciência que eu já sou salvo, por que estou com Cristo. Por ter sido salvo a minha vida é uma transformação. Quando eu peco, erro, eu restauro a minha vida pedindo perdão.

Como mostro pra Deus e pra mim mesmo que sou salvo? À medida que eu restauro a minha vida em Deus. Isso não é algo que vai acontecer no futuro. É algo que já aconteceu.
10. “dois homens subiram ao templo, para orar...” O segredo está e orar ou está na motivação com que oramos?
Qualquer homem ora. Há uma linha muito fina entre religiosidade e vida com Deus. Qual a diferença entre ser religioso e ter vida com Deus? Você ser religioso não garante que você tem vida com Deus. Você tem religião, mas não tem uma postura adequada de transformação, de intimidade. O segredo não é orar, o segredo é como oramos. O segredo é como está o nosso coração. Como você tem orado a Deus? As coisas que você tem colocado diante de Deus não tem sido respondidas, por quê? Por que nossas vidas não estão sendo transformadas?
11. Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. O que Jesus fez ao comparar os dois homens? O primeiro homem estava se comparando, confiando na justiça dele. Esse primeiro homem se apresentou diante de Deus falando de todos os seus acertos. Muitas vezes nós não nos portamos como esse homem? Você se sente merecedor de alguma coisa? Você se sente merecedor de Deus te abençoar? Se você se sente merecedor, por que você fica ofendido com Deus, se você não deveria se sentir merecedor de coisa alguma?
Qual a única forma nos apresentarmos diante de Deus? Sendo humildes. Tem jeito de um homem ser humilde sem que antes de tudo ele passe por humilhação? Muita gente quer ser humilde, mas não quer ser humilhado.

Humildade vem da natureza de Deus. A bíblia fala que já nascemos maus, pecadores, já nascemos condenados. Todos foram condenados. A única forma de ficarmos livres dessa condenação é sermos transformados por Jesus Cristo, por que não depende de nós. Muitas vezes queremos ser humildes, mas não queremos passar por humilhação. Ficamos ressentidos e magoados com as pessoas por que temos uma ponta de orgulho. Só fica magoado quem acha que é merecedor de alguma coisa. Jesus Criso é aquele que, indo pra a cruz, foi calado, como um bezerro indo para um matadouro. As pessoas blasfemaram contra Ele e Ele não ficou decepcionado com as pessoas, por que na vida Dele não havia senso de merecimento algum.
Esse é um texto que fala que Deus vai fazer com que dois homens busquem a Ele, mas apenas um vai ser justificado, terá nos seu coração e na sua consciência que Deus nunca o abandonou. Muitas pessoas estão magoadas com Deus, com os irmãos. Você se sente merecedor de ser bem tratado? Quem te afirmou que as pessoas te tratariam com honra? Quando você se sente desonrado, quem te disse que alguém te trataria com honra? Precisamos rever essa frustração, essa mágoa no nosso coração. Só há um jeito: de nos rendermos à poderosa mão de Deus e nos humilharmos ao Senhor, sabendo que tudo que ganhamos do Senhor Ele nos dá a medida, o que nós precisamos, segundo o que é vontade Dele, e não segundo o meu mérito. Tem muita gente esforçando, ralando duro para agradar a Deus, para chegar diante de Deus e cobrar dele: “Tô fazendo tudo certo, por que o Senhor não me ajuda?”. A gente acha que ser merecedor está intimamente ligado a fazer tudo certinho.

O que a bíblia diz, e que precisamos entender, é que é necessário ter a consciência de quem somos, de que eu não sou nada sem Deus. Quem faz com que eu tenha alguma coisa boa em mim? Deus. Quem é que presta em mim? Deus. E ainda, contudo, a minha alma condenada, corrupta, luta. Eu lembro minha alma que eu nunca sou merecedor, que Deus é quem luta, é quem controla. O mérito não está em mim, mas em Cristo.
Muitas vezes disciplinamos nossos filhos desse jeito: se você fizer isso eu te dou isso...isso está errado, você está comprando a consciência do seu filho e nunca o tendo no coração. Você tem que ensinar para seu filho que mesmo ele não sendo merecedor, você dará um carro para ele, por que você o ama, e se esforça para a vida dele, não por que ele deixa de dar problema pra você, mas por que você o ama incondicionalmente. Por isso o amor de Cristo nos constrange: Por que muita vezes nos sentimos quebrantados, porque mesmo sabendo que não prestamos, Deus nos dá uma família maravilhosa, um filho....e isso faz com que eu devolva para Deus a minha gratidão, o meu arrependimento.

Esse texto se resume a isso: esse homem saiu de lá arrependido, mudando de vida. Não temos que apresentar para Deus os nossos méritos, os nossos esforços. Você nunca vai ver na bíblia certo e errado. Você só vai achar o que é bom e o que é ruim. Deus não quer que você faça coisas certas, mas coisas boas, por que muitas vezes as coisas boas não serão as certas.
Deus não é servido por mãos humanas, por isso, não fazemos nada para agradar a Deus. Visitar idosos, é uma pedagogia para a sua vida, para você se lembrar que é pra isso que você vive: para servir. Deus não se agrada de suas esmolas. Guarda isso, pois isso é para aliviar sua consciência. Por que se você se importasse de verdade você iria ver como essa pessoa vive, você estaria disposto a dar a vida por ela. Muitas pessoas falam que amam umas às pessoas, mas não dão conta de ver o sofrimento delas. Isso não é amor. Amor é dar a vida.

Desejo a vocês uma semana de meditação e encontro com Deus.

Célula ministrada por Gilberto Marquez - 04-08-10 - Casa do Edu e Patrícia