terça-feira, 17 de agosto de 2010

Tiago 3: 13 "Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria".



Foram três os pontos da Reforma:

Primeiro: Nossa salvação não vem das nossas obras. Não temos como agradar a Deus fazendo alguma coisa na qual, aparentemente, estejamos comprando a nossa salvação. A fé é o veículo que nos salva. Deus quer a nossa sinceridade e o nosso coração. Deus sabe que somos pecadores, que erramos, então não tem como agradarmos a Deus com boas obras. Nós a fazemos não por que seremos salvos, mas por que somos gratos.

Segundo: Todo homem têm acesso à Deus. Todos nós somos embaixadores, cada um de nós pode falar diretamente com Deus, não existe mais mediadores, representantes de Deus que falam com Deus por nós, como era o papel dos sacerdotes no Antigo Testamento. A Reforna nos trouxe a consciência que o único mediador é Jesus Cristo, e por meio Dele temos acesso à presença de Deus.

Terceiro: A falibilidade da igreja. A igreja é uma instituição falível, que erra. Cremos que a única fonte de Revelação para nós é a bíblia. Temos que crer que esse livro é a revelação de Deus para nossas vidas. Não existe outro livro, nao existe outro manual. Por isso não discutimos religião, mas um fundamento, uma fonte. Se cremos na bíblia temos uma fonte, uma revelação, para descobrirmos a vontade de Deus.

Essa foi a base de toda a discussão quando houve a Reforma, para que as pessoas pudessem compreender o que realmente Deus quer de nós.

Em qual condição seremos mais cobrados por Deus e por quê?
Tiago 3: 1 " Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo". Não sejais mestres, por que mestres é quem ensina, e sendo mestre virá um juízo maior sobre vós. Daí a importância de quem é mestre passar o ensino verdadeiro: por que o conhecimento pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal.
O texto diz que tudo que ensinamos teria que ser o que vivemos: 13:"Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria". Se você está ensinando algo e seu testemunho não é esse, por isso você será cobrado.
Qual a diferença do mestre para o professor? O professor ensina uma verdade, mas ele não vive aquilo. O mestre, pelo exemplo de vida, ensina o seu aluno. O mestre vai além do professor, ele dá o fundamento. Seremos cobrados, para que nossas ações sejam condizentes com aquilo que ensinamos. Você fala para seu filho que ele tem que ser de um jeito, mas seu filho vê em você alguém exatamente diferente do que voce está ensinando.

Jesus fala que só fez aquilo que viu se Pai fazendo. Da mesma maneira, o seu filho só vai fazer o que ver você fazendo.

6: A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.
9: Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

É impossível bendizer a Deus e falar mal das pessoas. Sua língua não pode ser duas coisas. Esta é uma analogia para nos trazer para a responsabilidade: usarmos a boca para bendizermos. A boca fala do que o coração está cheio. Por isso nosso coração tem que estar cheio da palavra de Deus.

Na verdade, pecamos quando exteriorizamos o que sentimos. Em nossa cabeça passam flechas de pensamento. Contudo, podemos entender que são dois tipos de pensamentos. Uma coisa é uma pessoa buzinar para você no trânsito e na cabeça você falar "Ô cara chato", essa é nossa natureza vencida, e nunca ficaremos livres desses pensamentos. O que não podemos é dar vasão a esses pensamentos. Pecado é dar vasão aos pensamentos. Aquele que pensou em trair sua esposa já traiu. Tem certas coisas que não podemos dar vasão.

O próprio Davi ministrava na vida dele "Por que estás abatida, ó minha alma?". Agora,
não é necessário ficar confessando em voz alta o que você está resolvendo consigo mesmo.

Devemos nos lembrar que as pessoas são constrangidas pelo nosso modelo. Em Corintios 14 diz que, sempre que formos abrir nossa boca, o fim é para encorajamento, para edificação ou para consolo. Então, esse é um filtro que podemos utilizar para sabermos se a nossoa lingua está fazendo uma dessas três coisas. Quando Deus tirou o povo do Egito, o povo que não entrou na Terra Prometida por causa do murmúrio. Deus odeia murmuração.

Quantos tipos de sabedoria existem, segundo Tiago?

Dois tipos: a que vem do alto e a que está na terra. Uma é a sabedoria humana, que é terrena, animal e diabólica. e ela produz sentimento faccioso, inveja, confusao, obra má.
A sabedoria que vem do alto é de Deus, que é pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia, de bons frutos, sem parcialidade, sem mentira, engano.

Aquele que tem ciúme vive a sabedoria humana, animal, terrena e demoníaca. Ter ciúme é falta de sabedoria. Ter a tentação de ter ciúme pode até ter, mas como vencer a tentação? Tendo a sabedoria divina que é mansa, é pacífica, é pura, não tem lado. Tentação em nossa vida nós vamos ter? Sempre. Aquele que é tentado não diga que é tentado por Deus, pois Deus não tenta ninguém. Quando somos tentados somos tentados pelo nosso próprio desejo. Fazendo com que ele se torne ação geramos pecado, que gera a morte. Podemos ser tentados na área sexual?Podemos, isso nao é pecado. É pecado quando damos vasão às tentações. Podemos ser tentados a mentir? Podemos, mas não podemos dar vasão.

Muitas pessoas justificam o erro em cima da ação do outro. Por exemplo, quando trai a mulher com outra pessoa, o homem diz que foi culpa da outra mulher, justificando seu erro, sua falha. OU entendemos a sabedoria que vem de Deus OU sempre vamos ficar justificando as coisas da nossa carne. "Eu xinguei o fulano por que ele me xingou, eu não levo desaforo pra casa, eu me ofendi...". Se não entendermos isso sempre vamos ficar justificando nossos estouros, a nossa perda de controle.

Jesus disse para dar de César o que é de Cesar e dar de Deus o que é de Deus. Muita gente sonega imposto por que fala que o governo rouba. Tá errado, você deixa de ter autoridade. Você teria autoridade, para falar diante de Deus, se pagasse os seus impostos mesmo vivendo em um país corrupto. Quem vai nos cobrar não são as outras pessoas, quem vai nos cobrar é Deus. Tem gente que muitas vezes dá cano nos outros, mas Deus não esquece, e seca-se as fontes, ou abre-se as despesas. Assim, o nosso dinheiro cai em um saco furado, pois não somos abençoados, por que não é nada diante de Deus.

Reflexão: Como anda seu coração? O que tem saído de sua boca? Quantas pessoas você já abençoou e edificou em seu dia hoje? Você tem vivido a sabedoria do alto ou a sabedoria da terra?

Palavra ministrada pelo Pastor Gilberto, na casa do Abreu e da Claudinha - 17-08-10