terça-feira, 27 de julho de 2010

Qual a sua religião? Refletindo Cristo em nossas vidas


Nossa opinião, referência, é a base da palavra de Deus. Temos que crer que a biblia é a revelação da palavra de Deus para nós, que se manifestou para que os homens a escrevessem.

Baseamos nossa vida segundo as nossas experiências e as experiencias más que vamos tendo vão nos norteando par ao nosso futuro, assim como as boas. Tudo o que fomos frustrados no passado passa a nos guiar no futuro. Pessoas deixam de acreditar no casamento como um valor por que foram mal sucedidas no passado. Começam a basear as coisas tendo como referência sua experiência, e não a palavra de Deus. Tudo o que formos discutir tem que estar à luz da palavra de Deus.


Não temos que ter religião. A religião verdadeira é seguir a Cristo. Não existe esse negócio de qual religião somos, pois nossa religião é Cristo, filho de Deus que morreu por nós. Nesse contexto, vale a pena discutirmos algumas coisas, até para abrir os nossos olhos.

Ao homem cabe morrer uma vez. Não intercedemos por quem já morreu. Oramos pelos vivos, e não pelos mortos. A igreja católica prega que existe o purgatório, e esse purgatório seria o momento em que a pessoa pode ser salva ou não. As pessoas oram para ver se intercedem por essa pessoa que já morreu. Jesus, quando estava ao lado dos dois ladrões na cruz, e um desacatou Jesus, e o outro disse: "!Senhor, lembra-te de mim", e Jesus responde: "Hoje mesmo tu estarás comigo no paraíso".

Nossa vida termina aqui. Ou você vai pro inferno ou você vai pro céu.

Quando a pessoa morre a gente ora, ministra uma palavra para os familiares que estão vivendo a dor do sofrimento e a gente ora para que o Espirito Santo de Deus console aquele pessoa naquele momento. Nao cabe a nós questionar quem vai ser ou não vai ser salvo. Quem é juiz é o Senhor. Os únicos que sabemos que estão no inferno, porque está na bíblia, é Judas e satanás. O resto, nós nao sabemos....


O espiritismo fala que temos que fazer obras para melhorarmos, nos aperfeiçoarmos e conquistar a nossa salvação. A gente não crê nisso, por que a bíblia fala que não somos salvos pelas obras, nem pelo meu mérito, por que senão a salvação dependeria de mim.
Temos que fazer caridade? Temos, por que uma vez transformados o nosso coração é um coração grato, por que amamos a vida das pessoas. Mas não fazemos caridade para sermos merecidos.
Tais pontos não são religião, mas são pontos relevantes em nossa vida.

O espiritismo prega que Jesus é um espírito mais iluminado, mas não prega que Jesus é o nosso salvador. Para nós, Jesus Cristo é o único Senhor, e não pode ser comparado a outras pessoas, por que todo mundo é gente, mas Jesus Cristo é Deus, que pela Sua ressurreição e vida nos deu vida. Os outros morreram, viraram pó, estão debaixo da terra. Jesus Cristo é o único que veio morrer por nós. Ele não é só nosso salvador, ele é o Senhor da nossa vida. Jesus, segundo a bíblia, é o unico mediador. Assim, temos um conflito com a igreja católica. Não desmerecendo os santos, mas a bíblia fala que todo aquele que crê em Cristo é santificado em Cristo. É santificado, é separado. O que não acreditamos é que não existe ninguém além de Cristo que media Deus e nós. Eu não acredito que um santo intercede por mim. O único mediador é Jesus, o filho de Deus.

Para os cátolicos, que fazem uma promessa e aquela pessoa recebe uma graça. Nao foi o santo?Nós não acreditamos em pagar promessa, pois isso é um sacrifício: ou você faz por que já recebeu ou por que quer receber. Acreditamos que quem fez todo o sacrifício foi Cristo que morreu por nós na cruz. Não há mais sacrifício a ser pago, o sacrificio foi pago por Cristo. O que Cristo quer de nós é que nós nos submetamos a Ele.

Podemos ter a fe no lugar errado? Podemos, a bíblia até nos alerta que nos últimos dias não poderíamos nos preocupar com os sinais, por que os sinais nao são só de Deus. Cura, milagre, nem todos os sinais são de Deus. Até satanas nos últimos dias faria sinais miraculosos para enganar os eleitos. Isso é tão sério que em Mateus 7:21-23 está escrito: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que estás nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Proventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. Quem são essas pessoas? Muitas vezes são pessoas que desfrutaram de milagre, mas não viveram a Deus.

O que Deus quer de nós é nos transformar. Deus não habita em igreja, em tijolo. Deus habita em nós, nós somos o santuário de Deus. Quando adoramos uma imagem, Deus não está lá.
Fumar é pecado? É pecado a partir do momento que voce destrói, ou não reconhece, que a sua vida é uma vida separada pra Deus e você prejudica seu corpo. Se alcoolizar é pecado? É pecado, por que não é tratar com respeito o santuário de Deus. Tudo o que é da carne Deus condena, por que ao agir pela carne mostramos que não temos reverência a Deus, e queremos fazer algo para aliviar nossa consciência.

Maria foi um exemplo pra nós de muher de fé. Mas nós não cremos, a bíblia não relata, Maria como um ser que pode interceder por nós. Maria quando deu a luz a Jesus, parto normal, perdeu a virgindade e continuou casada com José. Jesus teve irmãos, Maria continuou casada com José, e a igreja católica aponta Maria como sendo a Virgem Maria. Porém, ela foi virgem apenas quando concebeu Jesus. José, até Maria dar a uz, não teve relações com ela, pois Jose entendeu que Maria esperava um filho de Deus. Mas depois que ela deu a luz a Jesus, José teve uma vida com ela.

Em todos os lugares veremos testemunhos bons e ruins. Doutrina espírita não tem o perdão na sua essência. Assim, sempre temos que fazer alguma coisa, nascer de novo pra pagar. Para nós isso é um valor, um princípio. Por isso nossa vida tem que ser aprimorada.

Uma coisa é certa: nós iremos errar e falhar uns com os outros. Como eu lido com o erro do outro? Essa é a essência do evangelho. Se eu lidar com o erro subjugando, apontando, eu não estou vivendo esse evangelho. Eu devo perdoar, andar a segunda milha, e a outra pessoa deve se arrepender, mudar de vida. Olharemos para ver erros, mas buscaremos o arrependimento, e naquilo que arrependermos, mudarmos.

E quantas vezes podemos pedir perdão a Deus pela mesma coisa que erramos? Jesus falou que você pode, e deve perdoar 70x7. Vamos supor que você tem um problema pessoal: domínio proprio. Você é uma pessoa atribulada, tensa. Até que viva esse amadurecimento em Deus, até que adquira o fruto do Espírito (paciência, longaminidade), vai vivendo o processo.Agora, se for uma pessoa explosiva e continuar explosiva passando o tempo, é necessário uma auto-análise e buscando a mudança. As coisas em nossa vida vão espaçando, por que vamos amadurecendo, o nível de diálogo nosso vai mudando, as discussões vão sendo pautadas por respeito, por honra. Nunca levantamos dúvida do carater da pessoa, mas lançamos questionamento a respeito do comportamento dela. Cremos em Deus e não nas pessoas.

Por que eu confio na Kellen? Porque eu entendo que a Kellen é uma mulher transformada em Cristo. Eu creio no que habita na Kellen, no que fala ao coração dela. A gente crê no poder de Deus que fala na vida das pessoas. Sempre cremos em Deus em favor do outro. Relacionamento bem-sucedido é a três, não adianta. Um dia cai, se faltar o alicerce que é Jesus Cristo . É Ele quem nos faz dar valor, honrar, respeitar, ter maturidade. A única forma de vencermos as discussões é nos humilhar, dar a outra face.

Se eu entendo que minha mulher é uma só carne comigo e tudo que eu faço eu a ofendo, eu devia estar muito triste por que estou ofendendo a mim mesmo. Se ela tem aquele defeito, eu estou falando de um defeito em mim, por que eu não dei conta de mudar minha mulher, de evangelizá-la.

Toda intriga, seja no casamento, no trabalho, na escola, em qualquer area é obra da carne. Ou estamos na carne ou estamos no espírito. Deus é espírito. Para nós termos sucesso na nossa vida, em qualquer área, temos que estar exercitando nosso espírito.
Ser cristão é deixar toda a mágoa de lado, todo o ressentimento.

Palavra ministrada pelo Ps. Gilberto Marquez, em 27 de Julho de 2010, na casa do Conde e da Beth.

Nenhum comentário: