sexta-feira, 30 de julho de 2010

Como temos agido em nossos relacionamentos?Temos sido movidos por amor ou por nosso egoísmo?



Queridos,

Tenho refletido muito acerca dos relacionamentos, pensando no que Deus tem pra nós como plano e no que nós temos buscando com as nossas próprias mãos, agindo no interesse da carne. Muitas vezes questionamos se nosso cônjuge foi escolhido por Deus para ser entregue a nós, ou se fomos nós que o escolhemos, talvez excluindo, inclusive, a chance de alcançar bênçãos.

O que não compreendemos é que Deus encontra propósito em todas as coisas. Deus encontra propósito inclusive nas escolhas que você faz baseado na carne. É claro que você irá colher os frutos de seus atos, mas Deus lhe colocará no caminho do crescimento. Olhar para nosso cônjuge e nos perguntar se ele é a pessoa certa é reflexo de nossa soberba e egoísmo. Quem disse que você é melhor que seu cônjuge??? Você pode inclusive estar pensando: “Ah, mas ele grita, ele trai, ele bebe, ele não vai à Igreja, ele não ora a Deus...e eu não faço nada disso, eu sou uma filha fiel, eu dizimo, eu nunca xinguei ninguém...”, e por aí vão as justificativas para ficarmos sozinhos ou abandonar nosso companheiro,e passarmos a dizer constantemente que não damos conta. Mas, não damos conta de quê? O que não damos conta, na verdade, é de não sermos servidos, é de não nos sentirmos honrados, é de não nos sentirmos amado o bastante da forma que acreditamos que a gente mereça. Nós não somos melhores que ninguém. Dizer que você vai largar seu marido ou sua esposa por que ele fez algo horrível, que te desagradou, e que aos olhos de qualquer um justifica a separação, é errado. É tão errado quanto a ação dele, por que é uma ação em egoísmo. Você estará agindo, unicamente, pelo seu interesse.

Ao se perguntar se Deus não teria algo melhor pra você, o que você na verdade está fazendo é não cumprindo um mandamento, não amando. Você não está agindo em amor, mas está agindo em egoísmo. Você não está pensando no bem do próximo, mas apenas no seu bem. Você pode até dizer que não gosta mais do seu cônjuge, que ele já te machucou e decepcionou demais, que você desistiu. Mas saiba que, na verdade, o que você está dizendo é que cansou de amar, que quer ser servido e não abençoar a vida de quem está ao seu lado. Você só está dizendo que não acredita que existe um Deus maior que todas as coisas. Podemos não gostar de alguém, mas temos que amá-lo 100%, ao ponto de querermos dar a vida por essa pessoa, assim como Jesus fez com a gente. Assim, amor não pode ser sentimento, mas tem que ser uma decisão, um compromisso.

A maioria dos homens e das mulheres que reclamam dos seus cônjuges tem razão quanto aos fatos. Diariamente, várias pessoas buscam psicólogos para conquistar uma platéia a mais, especializada, que sustente cientificamente sua decisão em desfazer o casamento e poder ir em busca de sua felicidade. Freqüentemente essas pessoas têm razão. Qualquer um que ouvir uma história de uma mulher que diz que o marido grita, não sustenta a casa, não cuida das crianças, não é presente, dará razão para essa mulher se separar. Da mesma forma, escutar de um homem que a esposa o desonra, que ela não o serve, que para ela nada está bom, que ela não o apóia em seus sonhos, que é uma ingrata, também dará toda a razão para esse marido. Mas, em Deus, sabemos que apesar de todas as razões concretas, factuais, o mal disso tudo, de toda essa desordem, está no egoísmo. As pessoas, acreditando que merecem algo melhor de Deus, se des-responsabilizam de seus cônjuges em prol de um desejo egoísta, em serem servidas e amadas como acreditam merecer.
Somos obrigados a amar? Não. Você é convidado a amar, sabendo que Deus não te castigará por não ter amado, mas você colherá os frutos.

Somos pecadores e Deus é perfeito. E, mesmo assim, Ele nos ama. Temos que parar de ficar perguntando: mas será que é isso que Deus quer pra mim? Qual o propósito que Deus tem pra minha vida? Pare de ficar resmungando e questionando e comece a amar. A única pergunta que temos que fazer é: como Deus quer que eu ame? De que maneira eu poderei abençoar a vida do meu irmão?
Não aja em omissão ou violência. Aja em amor. Está difícil pra você, você se sente cansada, exausta, nada mais funciona? ÓTIMO! Isso é tudo o que Deus quer de você: que você pare de atrapalhar, pare de agir de acordo com a carne e em prol de seus interesses, e entregue à Ele. Ele é quem vai cuidar. Em Deus você não se cansa, você descansa, enquanto Ele trabalha. Descanse em Deus e confie, tenha fé. Pare de querer transformação no outro e comece a buscar a transformação em você, pelo outro.

Por que nos inquietamos quando nossos cônjuges não atendem nossas expectativas? O que esperamos do nosso cônjuge? Deus já nos deu todas as coisas, e não deveríamos esperar nada na pessoa que escolhemos pra caminhar juntos. Que nossa única espera seja no Senhor, no realizar os propósitos guardados para nossa família.

Penso que teria que nos incomodar falar de Deus, ir à igreja, participar de célula, ser agradável com o irmão, e não conseguir amar nosso companheiro. Não conseguir dar o nosso melhor, oferecer o amor de Deus em sua infinidade, simplesmente por que você não sentimos que estamos recebendo o mesmo. Não podemos amar as pessoas baseados em “débito e crédito”. Deus nos amou de tal forma, que deu a vida de Seu filho unigênito para nos salvar. Salvar nós, pecadores. Imagina se Deus agisse conosco baseando em débitos e créditos? Você acredita que mereceria o amor de Deus?

Não estou aqui dizendo para você fazer algo extraordinário, fingir que não vê atitudes que reprova, nada disso. Estou apenas te contando que quando você aprender a amar, você sentirá paz, mesmo que sua casa esteja caindo. Mesmo que todos os fatos e circunstâncias estejam apontando dificuldades e lutas. Você vai estar cheia do Espírito Santo, bebendo da fonte que nunca seca, que é Jesus. Decidir amar é entregar a vida do seu marido e sua esposa em oração, dar um passo para trás para que seu companheiro possa chegar à frente. Se aquiete, dobre seu joelho, entre em comunhão, comece a ver transformação em sua vida, no seu relacionamento, na sua família. Colha os frutos do Espírito.

NOSSA ALEGRIA ESTÁ EM DEUS. Temos que parar de buscar a alegria no outro, a paz no outro, e começar a nos preencher em Deus, no Espírito Santo. NOSSA FÉ TEM QUE ESTAR EM DEUS. Se a sua fé continuar no seu cônjuge, e nas coisas que ele poderá fazer, seu casamento estará fadado ao fracasso.

Que Deus ministre em seu coração, e que hoje você decida amar.

Ludoana.

Nenhum comentário: