quinta-feira, 17 de junho de 2010

A família é propósito de Deus ou convenção social?

A partir do momento que você é ignorante com a vontade de Deus você está pecando. Vamos pensar na lei: dirigir embriagado é contra a lei, mesmo que você não saiba você está contra a lei. A força do pecado é a lei. Quanto mais lei impomos no cidadão mais ele expõe seu pecado. O homem conheceu o pecado através da lei. “Não matarás”, o homem matava e não sabia que era contra a vontade de Deus, ele só ficou sabendo através da lei, que veio para expor o pecado e não para nos justificar. Se não fosse a lei o homem não conheceria o que era vontade e o que não era vontade de Deus.

O casamento é mais imposto do que concebido, desejoso? Existe uma imposição de um sistema, de uma cultura, no qual a gente nasce e a gente tem que casar. Casamos sobre pressão para não “ficar pra titia”, e casamos precipitadamente, não entendendo o verdadeiro conceito, que casamento é um plano, um projeto.
A bíblia fala que nos últimos dias as pessoas não quererão casar. Hoje já vivemos isso. O amor se esfriará de quase todos, incluindo os cristãos, aqueles que se dizem crer.

Se é propósito de Deus o casamento por que Ele permite que alguns casamentos não dêem certo? Por que Ele permite que conheçamos uma pessoa, tenhamos filhos e no fim do processo tenhamos uma separação?
Deus dá oportunidade. Deus faz tudo, o homem não faz nada. Nós não temos liberdade, por que somos escravos do nosso pecado. Precisamos entender que só existe um marcador: antes de Jesus e depois de Jesus. Antes tudo dá errado, não é só casamento. Podemos estar preocupados com a questão do casamento em si, mas se olharmos a nossa vida antes de Cristo, um casamento só pode dar realmente certo depois de Jesus, antes é impossível. Depois de Jesus o casamento é uma promessa que dará certo.
Deus aceita que façamos algumas coisas para cumprir seu plano. Na humanidade percebemos pessoas que sofrem de outros males: devendo, morrendo...vivemos o caos. O mundo jaz no maligno. Deus permite que vivamos tudo isso para que cheguemos a conclusão e nos voltemos à Cristo. Por isso Deus faz com que tanta gente quebre, adoeça...Por que as pessoas ainda não tiveram experiência com Cristo.

As pessoas encostavam no lenço de Paulo e eram curadas, tamanha a unção. A quem muito é dado muito será cobrado. Paulo tinha tanto poder e era tão usado que precisava sempre se lembrar de quem ele era. Deus o colocava lá embaixo, para ele perceber e se lembrar de quem ele era.
Não é por que somos convertidos que estamos isentos de problemas. A família se separa por que somos duros, e não por culpa de Deus. Amar é dar, é dar a vida. “Deus nos amou de tal maneira que nos deu seu único filho”.

Paulo fala que o homem não tem poder sobre o seu corpo, antes a mulher o tem, e a mulher não tem poder sobre seu corpo, antes o homem o tem. Não o deflagreis um ao outro, não negue. A não ser em mútuo consentimento, para se darem à oração. O homem tem que ter entendimento com a mulher. O homem quer as coisas que vê. A mulher já é mais sentimento, coração, mais sensível. Muitas vezes o homem quer ter relações sexuais com sua esposa mas usa o caminho errado, é afoito, nervoso. Ao invés de tratar pelo lado correto, entendendo essa situação e tratá-la com carinho, muitas vezes começa a bater boca, acusar. A resposta dura suscita a ira, os corações se fecham, não tem acerto.
Pecamos por não conhecer os planos de Deus. As falhas que tivemos no passado, antes de Cristo, estão todas perdoadas. Por que matamos, roubamos, separamos? Por que não conhecemos o plano de Deus. Estamos tratando o evangelho com muito menosprezo. Não o vivemos na prática e achamos que Deus não está olhando pra isso. Vivemos sem temor. Passamos por alguns problemas por ser um momento de cura, outros não. Apenas o Espírito Santo revela isso. Tem certas coisas, por exemplo, quando Deus foi corrigir Davi - que não só adulterou como mandou matar seu amigo. Davi viu a mulher que pertencia a outro e mandou trazê-la. Ele deveria estar na luta, não estava. A mulher engravidou, ele ficou desesperado, e mandou trazer o marido dela da guerra. Ele embebedou o marido, Urias, mandou-o dormir com a mulher dele para que Urias não descobrisse que o filho era dele. Urias foi embora bêbado, pensou que por estar em tempo de guerra e não querer trair o rei não dormiria com sua mulher. Davi então escreveu uma carta para Urias, colocou-o na frente de batalha e eles o mataram. Davi casou com a mulher dele, Betseba. Quando o filho nasceu, o filho ficou doente. Davi orou, orou, orou mas Deus matou o filho para disciplinar seu coração. O que o menino tem a ver com a história? Tem a ver com o plano de Deus. Deus está falando nos nossos corações, nós é que não queremos ouvir. O pecador fica doente, o justo fica doente. O pecador passa por tribulações, o justo passa tribulações. Davi se quebrantou e voltou pra presença de Deus. Nós nos convertemos por que apanhamos muito na vida. O problema não é em si o casamento ou a pessoa, mas somos nós.

Paulo sabia que casamento era um propósito para a vida de todo homem. E ele não casou. Isso não seria uma desobediência para Deus que quer o homem casado? O propósito de Deus é que a gente viva em família. Paulo diz, como homem de Deus: “agora, eu falo como homem: não case. “ Ele fala como um cidadão comum, que se você não tiver desejo da sua carne é melhor que você não case, e gaste todo o seu tempo com Deus. Tem uma passagem na bíblia que Paulo fala “Porventura nós, não podemos levar nossas esposas”. Alguns estudiosos até dizem que Paulo teria casado. O propósito inicial de Deus é a família. Para o que era propósito inicial da vida de Deus para a vida de Paulo ele perdeu o privilégio de ser casado. Paulo teve uma revelação do espírito “não case”.

Por que Cristo não casou? Cristo tem a noiva que ele veio para desposar, que somos nós, a Igreja. Por isso somos a noiva de Cristo.

Não existe pessoa certa ou errada, existem pessoas que não são convertidas à Cristo. Jugo desigual é quando as pessoas não compartilharem do mesmo fundamento. Um dia essa casa vai rachar, por que não há alicerce.


Palavra ministrada por Gilberto Marquez, na célula do dia 08-06-2010.

Nenhum comentário: